sábado, 10 de janeiro de 2009

A renovação da educação a distância pelo e-learning

Por: Wilkner Anderson 

Matéria produzida em Julho/2008

Hoje, nossas atividades, sejam no trabalho, no dia-a-dia, ou até nos estudos, são totalmente dependentes dos hardwares e softwares do computador. As mudanças na sociedade, causadas pela tecnologia, aconteceram. O mundo e, por conseqüência, as pessoas, tiveram que se adaptar a tudo isso. Na a educação, esse avanço tem conseguido ótimos resultados. 

O ensino por correspondência predominou por muito tempo como método principal de ensino nos cursos a distância. Durante o início dessas atividades, há pelo menos 70 anos, foi considerado de 2° classe. Para o diretor da Catho Educação Executiva, unidade de negócio da Catho Online, Constantino Cavalheiro, esse método, até hoje, não gera confiança no aprendizado de seus alunos. 

“Quando se usa dessa plataforma (por correspondência) é mais difícil uma pessoa ter sua dúvida sanada, a dificuldade de comunicação acaba por desmotivar quem está cursando”. 

Dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (ABRAEAD), indicam que as instituições de ensino estão substituindo o método impresso, pelo digital. No Brasil, as mídias mais utilizadas são: impressa (77,1%), seguida por e-learning (62,9%) e CD (49,3%). 

Para o diretor da Catho, hoje, o e-learning representa muito para o método a distância “Eu classifico como a fase mais importe do ensino a distância”.  Segundo ele, a aprendizagem flexível possibilita que alguém tenha acesso ao ensino independente do local que esteja. 

A interação entre aluno e professor, cria o diferencial. Para Constantino. a facilidade de comunicação a possibilidade de interação, proporcionada pelo e-learning, permite esclarecer dúvidas rapidamente, através de chats e e-mail. 

Com esse avanço da educação a distância, o método presencial de aprendizagem tradicional está perdendo espaço na escolha do aluno, em razão das diferenças no preço. “O custo mais baixo que o dos métodos tradicionais aumenta a importância dos cursos à distância via e-learning” conclui Constantino. 

Para a estudante do curso de pedagogia da Faculdade Interativa COC, Simone Carvalho, é um método de estudo muito bem aproveitado. “É muito boa a comodidade do acesso ao conteúdo e as atividades em casa através da conexão com a Internet”, afirma. 

Feliz com as possibilidades do curso, a aluna convida: “Estou satisfeita e indico para amigos e familiares os benefícios do ensino a distância”. 

Para esses alunos de cursos a distância, absorverem o conhecimento proposto, Constantino Cavalheiro destaca: “No curso a distância, por ser controlado pelo aluno, precisa que se estabeleça um cronograma de realização das atividades”.  Segundo ele, deve-se respeitar o que foi planejado, principalmente, o horário de estudos.

Nenhum comentário: