sábado, 10 de janeiro de 2009

Vídeo: E-learning do Instituto Monitor

Por: Wilkner Anderson, Ricardo Marabezzi, Jeverson Andrade e Sandro Meira

Entrevista realizada em Julho/2008

Elaine Guarisi, vice-presidente, aponta os diferenciais do e-learning fornecido pelo Instituto Monitor. 


Vídeo: Adaptação do professor a nova tecnologia

Por: Wilkner Anderson, Ricardo Marabezzi, Jeverson Andrade e Sandro Meira

Entrevista realizada em Julho/2008

Roberto Palhares comenta sobre a adaptação do professor às novas tecnologiais. 

Vídeo: Familiaridade do professor com nova tecnologia

Por: Wilkner Anderson, Ricardo Marabezzi, Jeverson Andrade e Sandro Meira

Entrevista realizada em Julho/2008

Resposta de Roberto Palhares sobre a falta de familiaridade do professor com as novas tecnologias.

Vídeo: Roberto Palhares - Novas tecnologias

Por: Wilkner Anderson, Ricardo Marabezzi, Jeverson Andrade e Sandro Meira

Entrevista realizada em Julho/2008

Veja a resposta de Roberto Palhares sobre a dificuldade de adaptação às novas tecnologias:


Vídeo: Entrevista com Roberto Palheres, presidente do Instituto Monitor

Por: Wilkner Anderson, Ricardo Marabezzi, Jeverson Andrade e Sandro Meira

Entrevista realizada em Julho/2008

Como está a situação do Instituto Monitor hoje?

Roberto Palhares:


A renovação da educação a distância pelo e-learning

Por: Wilkner Anderson 

Matéria produzida em Julho/2008

Hoje, nossas atividades, sejam no trabalho, no dia-a-dia, ou até nos estudos, são totalmente dependentes dos hardwares e softwares do computador. As mudanças na sociedade, causadas pela tecnologia, aconteceram. O mundo e, por conseqüência, as pessoas, tiveram que se adaptar a tudo isso. Na a educação, esse avanço tem conseguido ótimos resultados. 

O ensino por correspondência predominou por muito tempo como método principal de ensino nos cursos a distância. Durante o início dessas atividades, há pelo menos 70 anos, foi considerado de 2° classe. Para o diretor da Catho Educação Executiva, unidade de negócio da Catho Online, Constantino Cavalheiro, esse método, até hoje, não gera confiança no aprendizado de seus alunos. 

“Quando se usa dessa plataforma (por correspondência) é mais difícil uma pessoa ter sua dúvida sanada, a dificuldade de comunicação acaba por desmotivar quem está cursando”. 

Dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (ABRAEAD), indicam que as instituições de ensino estão substituindo o método impresso, pelo digital. No Brasil, as mídias mais utilizadas são: impressa (77,1%), seguida por e-learning (62,9%) e CD (49,3%). 

Para o diretor da Catho, hoje, o e-learning representa muito para o método a distância “Eu classifico como a fase mais importe do ensino a distância”.  Segundo ele, a aprendizagem flexível possibilita que alguém tenha acesso ao ensino independente do local que esteja. 

A interação entre aluno e professor, cria o diferencial. Para Constantino. a facilidade de comunicação a possibilidade de interação, proporcionada pelo e-learning, permite esclarecer dúvidas rapidamente, através de chats e e-mail. 

Com esse avanço da educação a distância, o método presencial de aprendizagem tradicional está perdendo espaço na escolha do aluno, em razão das diferenças no preço. “O custo mais baixo que o dos métodos tradicionais aumenta a importância dos cursos à distância via e-learning” conclui Constantino. 

Para a estudante do curso de pedagogia da Faculdade Interativa COC, Simone Carvalho, é um método de estudo muito bem aproveitado. “É muito boa a comodidade do acesso ao conteúdo e as atividades em casa através da conexão com a Internet”, afirma. 

Feliz com as possibilidades do curso, a aluna convida: “Estou satisfeita e indico para amigos e familiares os benefícios do ensino a distância”. 

Para esses alunos de cursos a distância, absorverem o conhecimento proposto, Constantino Cavalheiro destaca: “No curso a distância, por ser controlado pelo aluno, precisa que se estabeleça um cronograma de realização das atividades”.  Segundo ele, deve-se respeitar o que foi planejado, principalmente, o horário de estudos.

A importância da Internet para o reconhecimento da EAD

Por: Luiz Henrique, Sandro Meira e Wilkner Anderson

Matéria produzida em Novembro/2008

A internet, com múltiplas possibilidades de abordagem aos mais diferentes públicos, além de novas e criativas formas de apresentação e pesquisa de conteúdos, possibilitou um novo horizonte para a educação a distância. Colocando diante das empresas, canais até então não utilizados na gestão do conhecimento, com foco na produtividade dos colaboradores e inovação dentro da empresa.  

As grandes corporações foram as primeiras a investir fortemente em EAD via Internet. Executando suas políticas de desenvolvimento de recursos humanos, basicamente, devido às suas necessidades de manutenção e da competitividade dos mercados. Por diversos problemas geográficos e de deslocamento, essa forma para aprimoramento profissional foi implantada nas empresas. 

O bancário Thiago Xavier, funcionário do Banco Santander no Brasil, aprova a iniciativa adotada pela empresa em que trabalha. “Eu adquiro muitos conhecimentos para utilizar no meu dia a dia. Os cursos rápidos e objetivos do Santander possibilitam que eu realize os treinamentos diretamente do meu local de trabalho” elogia. 

Para as empresas, outro fator importante, além da satisfação do funcionário, é a economia. A educação corporativa está presente no Grupo Jandaia. Diversos cursos rápidos, que facilitam a atuação do funcionário e reduzem custos para a empresa, principalmente com transporte e acomodação, estão funcionando. “Implantamos este método há algum tempo e vem dando muitos resultados positivos, agradando e ajudando o funcionário na sua função” conclui Daniel Araújo.