terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Por que existem alunos que abandonam um curso a distância?

Por:  Wilkner Anderson 

Matéria produzida durante o 14° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, em setembro/2008.

São vários fatores que influenciam o aluno a desistir de estudar a distância. Muitas vezes, por questões pessoais – falta de tempo e familiaridade com o sistema, sobrecarga de trabalho – e falta de organização de algumas instituições. Essas causas devem ser trabalhadas para que novos alunos não parem no meio do curso. 

A pesquisadora Onília Cristina de Souza de Almeida, da Universidade de Brasília, afirma que o problema de uma instituição, nem sempre é o mesmo de outra. “O modelo da redução da evasão depende de cada instituição de ensino” afirma. Segundo a professora, não existe um modelo pronto para trabalhar a redução dos desistentes de EAD. “Em minha opinião, a evasão é o calcanhar de Aquiles da EAD, por isso, é importante identificar por que alguns alunos abandonam o curso” destaca. 

Existem casos de alunos que desistem do curso por motivos pessoais. Nesse momento a instituição de ensino deve identificar e trabalhar de acordo com a realidade atual do estudante. ”É importante que a instituição esteja preparada para ajudar o aluno no momento que ele estiver passando por problemas pessoais, como sobrecarga de trabalho”, afirma. 

Segundo o anuário estatístico brasileiro de educação a distância (ABRAED) a maioria dos alunos matriculados em EAD são maiores de 30 anos. Para Onilia Cristina, esses estudantes merecem atenção especial. “São adultos que trabalham e que tem pouca familiaridade com as tecnologias. O apoio administrativo da instituição é importante por isso, treinando o aluno antes dele iniciar o curso”, defende a pesquisadora. 

Sem esse trabalho, o aluno pode desistir do curso, pois ele não se sentirá amparado pela instituição. Além disso, poderá influenciar a opinião de possíveis novos alunos de cursos a distância. “Esse aluno desistente é um futuro aluno que não vai cursar uma modalidade de EAD, e ainda falará mal do curso que fez”, alerta. 

O importante, segundo a pesquisadora, é que as instituições de ensino despertaram para o tema, principalmente, quando começaram a ter perdas financeiras. “Um aluno a menos no futuro, influencia no fator econômico da instituição. Então, um curso que começa com 50 alunos e termina com 10, 20 alunos acarretará um impacto financeiro grande na instituição”, conclui a pesquisadora.

Ouça a entrevista de Onília Cristina. 

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